Terça-feira, 11 de Setembro de 2007

"A Rádio Comercial foi a rádio que eu sonhava um dia trabalhar"




É uma das vozes actuais da Rádio Comercial e já tem 21 anos de rádio. Na enrevista, José Araújo fala do trabalho que faz e lhe dá prazer,  para agradar aos ouvintes.


Como surgiu a oportunidade de ingressar na Rádio Comercial?
Em 2005 estava na Best Rock Fm e o Pedro Ribeiro, que tinha sido meu colega na rádio, tinha acabado de assumir a direcção da Rádio Comercial, convidou-me e eu aceitei.

A Rádio Comercial é o tipo de rádio ideal para si?
É. A Rádio Comercial foi a rádio que eu sonhava um dia trabalhar, como naqueles sonhos de criança em que desejamos um dia chegar a jogar no Benfica, no F.C.Porto ou Sporting.

A rádio sempre foi uma paixão, ou surgiu por obra do acaso?
Quase desde sempre, ouvia muito rádio, mas só passou a ter o papel principal na minha vida a partir do dia em que entrei numa rádio  para assistir a um programa, tinha uns 14 anos e pensei "É isto! Este é o meu mundo." Depois disso, só descansei quando comecei a fazer rádio  na minha escola e numa rádio pirata aos 17 anos.

O programa é preparado ou é normal haver muitos improvisos?
Quase tudo é preparado, não só por mim, mas pela nossa equipa daRádio Comercial,  mas no meu caso há, também, muito de improviso.

Quais as dificuldades por que passa um animador de rádio durante a hora de
emissão?
Várias, este trabalho exige muita concentração, auto-control e preparação para os imprevistos. No meu caso, por exemplo, como estou no Porto, muitas vezes o contacto em directo com os meus colegas em Lisboa nem sempre corre bem.

Como é feito o processo de selecção de músicas a passar na rádio?
Hoje em dia essa área é extremamente especializada. Dispomos de várias ferramentas, ao ponto de sabermos quais os temas que são mais apreciados pelos nossos ouvintes.

Qual o tipo de musica que mais aprecia?
Ui! Gosto de muita coisa, de muitos géneros, depende do momento, uns dias sou mais dance, outros mais rock, outros mais romãntico,enfim. Como sou também DJ, estou atento a muita coisa que vai surgindo, e tenho um arquivo musical com mais de 30 anos de sucessos musicais.

Qual o seu percurso na rádio?
Andei muito a pé no deserto, onde encontrei alguns oásis, cidades grandes, cidades pequenas, por montes e vales. Pode não parecer,mas tenho  21 anos de trabalho em rádios e outras áreas da comunicação e orgulho-me muito do meu trajecto. Sou um sobrevivente, como disse um dia o meu director na Best Rock Fm, e tudo o que consegui até hoje foi por mérito e sei que no meu caso assim será sempre.

Descreva um pouco o seu trabalho na rádio.
Sou Locutor/Animador, apresento e faço produção de programas, sou repórter e DJ.

Que conselhos dá a uma pessoa que tenha como objectivo trabalhar na rádio?
Primeiro fazer uma análise fria para saber se tem as qualidades básicas para a tarefa: voz para locução, jeito para produção ou jornalismo e depois começar é o mais importante, independentemente do local. A pessoa deve ser humilde, ter muito espírito de sacríficio,trabalhar muito e aprender o mais possivel com os mais experientes.




Álvaro Gonçalves
publicado por Álvaro Gonçalves às 13:27
link do post | comentar | favorito
6 comentários:
De gitz a 13 de Setembro de 2007 às 22:33
mt bem sr Alvarinho , estou a ver k agora é so entrevistados upa upa .. Pro ano entrevistas um Técnico de informática haha abraço
De sara a 17 de Setembro de 2007 às 10:56
Olha, olha!! Mais um ke também sonha com a Comercial! Pelo que dizem são mais de 3 mil. Boa sorte :)
De Tiago a 21 de Setembro de 2007 às 23:27
Boas, houve uma alteraçao na data e local do lançamento do meu livro Versos Nus.
Sera possivel alterares a noticia colocada neste blog e fazer mais um pequeno post a avisar da alteração?
Agora é:
Lisboa, 29 de Setembro - 16.00 - Magnolia Caffé (Praça de Londres)

Obrigado!
De Vitoria a 17 de Dezembro de 2010 às 15:52
Olá, eu estou este ano a terminar o 12º ano e gostava de trabalhar na rádio, desde pequena que este é o meu sonho mas não sei se existe algum curso especifico sem ser universidade/escola para trabalhar na rádio como locutora, se pode-se ingressar na rádio só com o 12º ano, qual o curso universitário.
Será que me podiam ajudar?

Obrigada,
Cumprimentos,
Vitoria Dianati
De David Bastos a 25 de Janeiro de 2011 às 11:29
Através de um curso de especialização de animação e realzação de programas de radio na universidade autonoma de lisboa... é um curso de apenas 120 horas nao tem nada haver com faculdade!! Começa no dia 7 de março e deves apresentar a tua candidatura mais rapido possivel

comprimentos David Bastos
De Raquel a 19 de Dezembro de 2010 às 12:56
Olá!
O meu sonho também trabalhar em rádio.
Não sei como se faz para se candidatar a um emprego nessa àrea se fosse possivel darem sugestões de como ingressar nesse meio ou alguns conselhos ficava muito agradecida.
Obrigada
Beijinhos

Comentar post

.O autor do blog

Locations of visitors to this page

.Novembro 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. Novo endereço

. Júlio Magalhães apresenta...

. Maré volta a Bazar durant...

. FC Porto goleou o Benfica

. H.C.Fão com nova direcção

.arquivos

blogs SAPO

.subscrever feeds