Quinta-feira, 7 de Junho de 2007

Liberdade... Condicionada

 

 

A Feira do Livro do Porto apresenta, este ano, uma exposição com obras que foram censuradas e proibidas durante o regime ditatorial que Portugal viveu com o governo de Salazar.

De facto, são exposições como estas que nos fazem pensar, como é bom ter liberdade...condicionada. Eu passo a explicar. Liberdade, no meu entender, é um conceito utópico, que por mais que uma pessoa queira não consegue ser livre. Mas, estamos a falar, particularmente, da imprensa por isso, apesar de vivermos em democracia, a liberdade de expressão não é tão livre quanto se possa pensar. Ora vejamos, numa redacção o jornalista tem de se sujeitar ao trabalho que o director pede e não ao que ele quer. Isto é liberdade? Será que existe liberdade de imprensa mesmo? Portanto podemos concluir que o produto que comprámos num quiosque, raramente é livre, pois, normalmente, é o director quem decide o que se publica ou nao. O mesmo acontecia no Estado Novo. A única diferença era que em vez de serem os directores a decidir era a censura prévia. Os objectivos eram defender interesses. E hoje em dia, não haverá interesses? No meu entender há. Por vezes, algo não é publicado porque fulano pode não gostar e por isso o jornal ou, também, o próprio director , pode sofrer consequências por ter publicado algo que, supostamente, não devia.

Os tempos melhoraram em relação à censura? É uma pergunta à qual não tenho resposta por nunca ter trabalhado na imprensa nem ter vivido no regime de Salazar. Porém, tenho uma opinião. A censura passou a exercer-se dentro da redacção e pelas próprias pessoas que fazem parte do jornal. Por incrível que pareça, rejeitar o artigo de um jornalista desta forma, parece mais suave do que quando vinham pessoas de fora.

Ninguém é livre. Os consumidores acolhem o que os media transmitem. Somos reféns do que move todo o mundo: dinheiro. Tudo é feito com a intenção de lucrar.

Que bom ser livre não é?

 

 

Álvaro Gonçalves

publicado por Álvaro Gonçalves às 12:08
link do post | comentar | favorito

.O autor do blog

.Novembro 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. Novo endereço

. Júlio Magalhães apresenta...

. Maré volta a Bazar durant...

. FC Porto goleou o Benfica

. H.C.Fão com nova direcção

.arquivos

blogs SAPO

.subscrever feeds