Quarta-feira, 9 de Abril de 2008

Júlio Magalhães deu palestra a alunos de comunicação

 

 

O jornalista da TVI esteve no ISLA de Vila Nova de Gaia para falar sobre a televisão para aos alunos de comunicação.

Para o pivô da estação de Queluz, "o trabalho na televisão é para as audiências". Hoje, as televisões são empresas e o objectivo delas é ter mais audiências porque dão lucro e é disso que qualquer organização empresarial vive.

Júlio Magalhães afirmou que a estratégia da TVI tem como base a rotina dos portugueses e, confiando em estudos feitos, lançam os programas em determinados horários consoante o tipo de público que a essa hora esteja a ver televisão. Por exemplo, após as notícias da noite, a TVI lança para o ar a ficção nacional porque a essa hora, na maioria dos casos, é o público do sexo feminino que vê televisão. Tudo é pensado ao segundo.

Apesar da TVI neste momento continuar à frente dos concorrentes isso não quer dizer que Júlio Magalhães concorde com a estratégia sensacionalista que foi adoptada. No entanto, como profissional tem de a seguir porque essa é a vontade dos responsáveis e porque tem tido resultados positivos.

Uma das últimas ideias deixadas pelo profissional de televisão é que hoje em dia existem muitos estudantes da área comunicacional mas nem todos conseguem ser casos de sucesso porque "há alunos de comunicação que não querem ser jornalistas mas sim que querem aparecer na televisão".

De referir que a apresentação da palestra e do convidado esteve a cabo do jornalista da RTP e docente do ISLA Gaia, Daniel Catalão.

 

 

 

Álvaro Gonçalves

 

publicado por Álvaro Gonçalves às 19:01
link do post | comentar | favorito

.O autor do blog

Locations of visitors to this page

.Novembro 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. Novo endereço

. Júlio Magalhães apresenta...

. Maré volta a Bazar durant...

. FC Porto goleou o Benfica

. H.C.Fão com nova direcção

.arquivos

blogs SAPO

.subscrever feeds