Segunda-feira, 31 de Março de 2008

Festa do Senhor de Fão com altos e baixos

 

 

Termina hoje a festa do Senhor Bom Jesus de Fão.

Este ano a Comissão de Festas escolheu como tema mostrar aos visitantes as qualidades de alguns fangueiros, desde a pintura até à fotografia. Assim, foram organizadas exposições onde se podem observar alguns trabalhos. Para além disso, como é habitual, está exposto o tapete de flores no Templo do Bom Jesus.

O ponto mais aguardado da festa era, como sempre, a sessão de fogo de artifício no Sábado. Visto que o ano passado não houve a tradicional cachoeira na ponte, as pessoas estavam na incerteza sobre se este ano iria haver ou não. A verdade é que não houve e um dos comentários mais ouvidos foi que "em Fão, fogo sem cachoeira não é fogo". Portanto esse foi um momento menos bom e que fizeram alguns amantes do fogo de artifício ficarem desiludidos.

No entanto, também no Sábado, ocorreu uma das diversões mais vistas durante o fim de semana. A actuação das fanfarras de várias associações foi um ponto alto e que "arrastou" as pessoas até ao Largo Manoel Paes, local do evento. A verdade é que desde que há uns anos terminaram as marchas nunca mais houve divertimento que cobrisse essa ausência e este ano arriscaram nas fanfarras e, segundo a opinião dos presentes, foi uma boa opção.

Apesar de a festa terminar hoje, dia 11 de Maio é que será o encerramento definitivo do programa porque este ano vai haver a saída do Senhor Bom Jesus à rua. É muito provável que, como é tradição, as ruas de Fão se encham de tapetes de flores para acolher a procissão que se realiza apenas de quatro em quatro anos.

 

 

 

Álvaro Gonçalves

publicado por Álvaro Gonçalves às 17:28
link do post | comentar | favorito

.O autor do blog

.Novembro 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. Novo endereço

. Júlio Magalhães apresenta...

. Maré volta a Bazar durant...

. FC Porto goleou o Benfica

. H.C.Fão com nova direcção

.arquivos

blogs SAPO

.subscrever feeds